Clínica + VIDA http://clinicamaisvida.com Nós cuidamos de você Tue, 03 Sep 2019 01:42:52 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.1.1 https://i2.wp.com/clinicamaisvida.com/wp-content/uploads/2017/09/cropped-MAIS-VIDA.png?fit=32%2C32 Clínica + VIDA http://clinicamaisvida.com 32 32 141702177 Conheça os Benefícios da Atividade Física http://clinicamaisvida.com/conheca-os-beneficios-da-atividade-fisica/ http://clinicamaisvida.com/conheca-os-beneficios-da-atividade-fisica/#respond Thu, 07 Jun 2018 20:22:14 +0000 http://clinicamaisvida.com/?p=521 Continue lendo "Conheça os Benefícios da Atividade Física"

]]>
Conheça os Benefícios da Atividade Física


Fonte: Tua Saúde

Os benefícios da atividade física como melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imune e ajudar a emagrecer, podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular.

Outros benefícios da atividade física como aumento do metabolismo, diminuição do risco de doenças cardíacas, fortalecimento dos ossos podem ser alcançados quando o indivíduo faz alguma atividade física que tenha impacto como caminhadas, pular corda, correr ou dançar, por exemplo. A dança ainda melhora a coordenação dos movimentos e o equilíbrio, aumentando a boa disposição e o humor, melhorando a imagem corporal e a auto estima.

Além disso, praticar atividade física após os estudos é uma ótima estratégia para consolidar o aprendizado devido ao aumento da circulação sanguínea cerebral e aumento das catecolaminas que são essenciais para a memória.

Quem está acima do peso deve praticar exercícios pelo menos 5 vezes por semana, durante 90 minutos, para poder queimar gordura. Idosos também podem fazer exercícios e os mais indicados são aqueles que estão de acordo com a funcionalidade do corpo. Em caso de dor nas articulações, deve-se dar preferência aos exercícios na água, como natação ou hidroginástica, por exemplo.

 

Quem pode fazer atividade física

 

A prática regular de atividade física é indicada para indivíduos de todas as idades. No entanto, as crianças com menos de 12 anos devem preferir praticar esportes como dança, futebol ou karatê, por exemplo, porque são exercícios que podem ser realizados 1 ou 2 vezes por semana e são mais indicados para esta faixa etária.

Os benefícios da atividade física para crianças e adolescentes incluem:
– Combater o excesso de peso;
– Melhorar a auto-estima;
– Diminuir a depressão;
– Melhorar o desempenho escolar por melhorar a aprendizagem;
– Diminuir o estresse e o cansaço;
– Melhorar a postura;
– Melhorar a aparência da pele.

As crianças não devem fazer musculação, nem fazer exercícios extenuantes diariamente, mesmo que esteja acima do peso. O exercício diário deve ficar restrito as crianças atletas que devem ser acompanhadas por um profissional qualificado, durante todo o treino.

Os adultos e a idosos, devem estar atentos ao peso, porque quando estão abaixo do peso ideal não devem praticar exercícios regularmente para evitar o gasto calórico excessivo.

 

Como começar a praticar exercícios

 

Os exercícios devem ser realizados por todos, de todas as idades e de forma regular, mas antes de começar a praticar exercícios, deixando de ser sedentário, deve-se marcar uma consulta médica para verificar as articulações e o funcionamento cardíaco, porque alguns pacientes só devem fazer exercícios com auxílio do professor da academia ou fisioterapeuta.

Idealmente os exercícios devem ser realizados de 3 a 5 vezes por semana, mas pode-se começar devagar, fazendo apenas 2 dias por semana, durante 30 a 60 minutos. A partir da segunda semana, pode aumentar a frequência para 3 ou 4 dias, conforme a disponibilidade de tempo.

Além disso, a atividade física também pode ser benéfica para quem sofre de dor nas costas, ajudando a reduzir a dor, corrigir a postura e a alongar os músculos. Veja como a atividade física pode aliviar a dor nas costas em Atividade física acaba com a dor nas costas.

Alguns exemplos de exercícios:
Treino de caminhada para emagrecer
Treino de corrida para queimar gordura

]]>
http://clinicamaisvida.com/conheca-os-beneficios-da-atividade-fisica/feed/ 0 521
Especialistas alertam para os cuidados antes e durante a viagem http://clinicamaisvida.com/especialistas-alertam-para-os-cuidados-antes-e-durante-a-viagem/ http://clinicamaisvida.com/especialistas-alertam-para-os-cuidados-antes-e-durante-a-viagem/#respond Thu, 07 Jun 2018 20:06:32 +0000 http://clinicamaisvida.com/?p=517 Continue lendo "Especialistas alertam para os cuidados antes e durante a viagem"

]]>
Além do roteiro turístico, exames de rotina, atualização do cartão de vacinas e orientação  nutricional de acordo com o destino devem estar na programação do viajante para garantir que as férias não sejam interrompidas.

O período de férias está se aproximando e, consequentemente, há um aumento considerável no número de viagens para dentro e fora do país. Mas antes de colocar o pé na estrada, é fundamental que o viajante e sua família procurem o médico para avaliar as suas condições de saúde.  Medidas como realizar exames de rotina (check-up), orientação nutricional e atualização do cartão de vacinas são importantes para evitar situações desagradáveis durante a viagem.

“As pessoas planejam a viagem com antecedência, pensam no roteiro, nos programas,  contratam seguro, mas na maioria dos casos se esquecem do mais importante para  que férias sejam tranquilas: da saúde. É importante lembrar que quando viajamos estamos, em grande maioria, indo para destinos que fogem da nossa rotina, com cultura, alimentação e clima diferentes. E isso pode influenciar na saúde. Por isso é recomendado que a pessoa passe por uma consulta médica e realize um check-up antes de viajar”, ressalta do Dr. Ariovaldo Mendonça.

Os exames recomendados antes de viajar são procedimentos simples, de rotina, mas que podem prevenir a ocorrência de situações desagradáveis. Dr. Ariovaldo explica que esses exames são realizados num período de seis horas e que levam cerca de seis dias para ficarem prontos. O médico alerta ainda para a importância da avaliação dos pacientes crônicos. “O check-up é a garantia de que a pessoa está viajando em boas condições de saúde e com as recomendações médicas adequadas no caso da identificação de algum risco. E nos casos de pacientes crônicos como, por exemplo, diabéticos, obesos, hipertensos, cardíacos, são necessários cuidados e orientações específicas antes da viagem. As medicações já utilizadas pelos pacientes devem ser mantidas durante a estadia fora e importantíssimo que ele deve a prescrição médica. Em alguns casos (mais específicos) o médico pode até não recomendar a viagem”, alerta.

Dr. Ariovaldo chama a atenção para as férias também como um período para cuidar da saúde. “Atualmente, as pessoas dispõem de pouco tempo para ir ao médico durante o ano. Além de ser um período de descanso, as férias também representam uma boa oportunidade para colocar a saúde em dia. Atitude que pode garantir mais bem estar e mais qualidade de vida”.

O cartão de vacinação é um documento tão importante quanto o passaporte e deve ser mantido atualizado. Por isso, especialistas alertam que, ao programar uma viagem, é preciso verificar as vacinas que são obrigatórias, de acordo com os locais serem visitados. “Atualmente as pessoas circulam entre regiões, países e continentes com muita facilidade. Com isso, temos visto a entrada de doenças infecciosas em países que já tinham estas doenças erradicas ou controladas. As vacinas de rotina, segundo cada grupo etário, devem estar atualizadas. Como exemplos estão o sarampo e poliomielite. Além de estar com o cartão de vacinas em dia, é importante que a pessoa se informe sobre alertas sanitários nas regiões a serem visitadas”, alerta a Dra. Marilene Lucinda.

Marilene Lucinda alerta que para alguns destinos internacionais é necessário que o turista apresente o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, documento que comprova a vacinação de acordo com as exigências de cada país. Vacinas básicas como Sarampo, Caxumba e Rubéola (Tríplice viral), Difteria, Tétano e Coqueluche (DTP), Poliomielite, Hepatite A, Hepatite B e Meningite C estão recomendadas para adultos e crianças. Algumas vacinas são exigidas ou recomendadas para regiões específicas, devido ao risco de contaminação para o viajante ou risco de o mesmo levar a doença para o destino, como as vacinas Febre Amarela, Febre Tifóide, Cólera, Encefalite Japonesa, Meningite ACWY.

Marilene explica que a única vacina que precisa do Certificado Internacional de Vacinação é a Febre Amarela. O documento é exigido para entrada em alguns países como a África, Ásia e América Central. A forma de se informar sobre a exigência da vacina é diretamente nas embaixadas ou no site da Organização Mundial de Saúde www.who.int/immunization/en. A vacinação para Febre Amarela pode ser feita nos postos de saúde ou em clínicas de vacinação autorizadas pela ANVISA para emitir o certificado.

A alimentação também é outro ponto que merece atenção do viajante. É sempre importante que a pessoa pesquise os hábitos alimentares dos destinos para que possa antecipar-se sobre a cultura alimentar local e se programar. “É fundamental evitar, principalmente, alimentos que apresentam risco maior de contaminação/intoxicação, para não estragar o passeio. Lembre-se que a toxiinfecção se manifesta, geralmente, entre o período de 1h e 36hs após a ingestão de alimentos contaminados por bactérias, fungos, vírus e toxinas. Já os sintomas podem durar até sete dias”, alerta da nutricionista, Clarissa Pedrosa.

A nutricionista esclarece que não significa que o turista deve deixar de experimentar a gastronomia local. “O importante é que os alimentos ingeridos sejam avaliados, no que diz respeito ao local onde é comprado, aparência, cheiro e composição. Evitem comprar alimentos fora das embalagens originais, em estradas, barracas e outros locais que apresentem desconfiança. Cuidado com os alimentos que exigem refrigeração. Procure sempre os locais apropriados. E sem grandes excessos”.

Já os doentes crônicos precisam de controle maior com a alimentação durante as viagens. “Esses pacientes precisam controlar alimentação como se estivessem em casa. O ideal é que consultem o médico antes de viajar para orientações. E muita atenção com relação à alimentação prescrita pelo médico, pois essa é direcionada para cada situação”, explica Clarissa.

Dicas para uma alimentação segura

Cuidado com os alimentos vendidos por ambulantes: poluição, insetos, ausência de água para lavagem de mãos e utensílios podem causar uma toxiinfecção;

  • Verifique se os alimentos que necessitam de refrigeração como frios, iogurtes, produtos de confeitaria entre outros se encontram de fato refrigerados;
  • Prefira comprar alimentos que venham em suas embalagens originais ao invés de alimentos vendidos a granel. Verifique sempre a data de validade dos produtos antes de consumi-los;
  • Pratique escolhas conscientes com relação a local, limpeza e higiene. Pessoas que trabalham na produção dos alimentos devem estar bem uniformizadas, com toucas ou protetores de cabelos, sem adornos, e não devem manipular alimentos e dinheiro;
  • Caso o restaurante não inspire muita confiança e não haja alternativa, evite pratos que apresentem perigo de provocar intoxicação, como os que contêm ovos, maionese e cremes, as carnes mal passadas, os crustáceos (camarão, siri) e as saladas cruas.
]]>
http://clinicamaisvida.com/especialistas-alertam-para-os-cuidados-antes-e-durante-a-viagem/feed/ 0 517
Como surgem as estrias na gravidez e o que fazer http://clinicamaisvida.com/como-surgem-as-estrias-na-gravidez-e-o-que-fazer/ http://clinicamaisvida.com/como-surgem-as-estrias-na-gravidez-e-o-que-fazer/#respond Mon, 04 Jun 2018 23:28:01 +0000 http://clinicamaisvida.com/?p=514 Continue lendo "Como surgem as estrias na gravidez e o que fazer"

]]>
O aparecimento das estrias na gravidez deve-se ao estiramento que ocorre na pele devido ao crescimento da barriga e ao aumento de peso, o que é mais comum nas mulheres com genética propícia, idade mais avançada, com menor grau de hidratação e que sofrem maior estiramento da pele.

As estrias costumam surgir a partir da 25ª semana de gravidez, quando há um maior estiramento da pele devido ao ganho de peso e crescimento do bebê. Inicialmente a área afetada coça, e então, se não houver uma hidratação neste momento, as estrias irão instalar-se. À princípio, as estrias mostram-se com a cor rosada, passando a avermelhada, arroxeada, e então tornam-se brancas, sendo estas últimas as mais difíceis de tirar.

As estrias na gravidez têm maiores chances de cura, pois, como são recentes, a pele têm maior capacidade de regeneração, e para tratá-las pode-se esfoliar bastante a pele afetada e depois deixá-la bem hidratada.

Como tratar

O tratamento das estrias na gravidez é feito com hidratação da pele com óleos de amêndoas ou cremes hidratantes diariamente, evitando o ressecamento da região. A hidratação é feita, de preferência, com a pele limpa, logo após o banho, e seu efeito pode ser potencializado com a esfoliação da pele 1 vez por semana.

Mulheres que já tinham estrias antes de engravidar devem ter mais cuidado ainda e devem abusar de cremes hidratantes para peles secas ou extra secas. Além disso, é recomendado controlar o peso, evitando que a pele seja ainda mais estirada ao engordar.

Além disso, é recomendado consultar-se com o dermatologista que pode avaliar melhor o tipo de pele, além dos cremes, podem indicar tratamentos mais efetivos como laser, peelings ou a dermabrasão, que devem ser feitos após a gravidez nos casos mais graves. Saiba quais são as principais formas de tratamento para eliminar as estrias vermelhas e brancas.

Como evitar

Para evitar o aparecimento das estrias na gravidez, recomenda-se:

  • Beber muita água;
  • Ingerir alimentos ricos em vitamina C e E;
  • Não usar roupas muito justas para melhorar a circulação sanguínea;
  • Usar roupa íntima apropriada que ajude a segurar a barriga e suportar os seios;
  • Não engordar mais de 14 kg na gravidez e
  • Usar cremes hidratantes diariamente, para manter a pele devidamente hidratada.

Uma hidratação profunda ajuda a prevenir e tratar as estrias, devido ao aumento da elasticidade da pele. Estudo comprovam que as mulheres que possuem a pele devidamente hidratada, possuem uma pele mais elástica, o que diminui o aparecimento das estrias.

Além disso, recomenda-se esfoliar bem a pele usando um bom esfoliante, e depois passar bastante óleo de amêndoas doces. A esfoliação pode ser feita até 3 vezes por semana, mas a hidratação deve ser diária. Saiba mais dicas sobre como evitar e combater estrias na gravidez.

 

fonte: http://bit.ly/2JfIEdS

]]>
http://clinicamaisvida.com/como-surgem-as-estrias-na-gravidez-e-o-que-fazer/feed/ 0 514
13 Alimentos que controlam o colesterol alto http://clinicamaisvida.com/13-alimentos-que-controlam-o-colesterol-alto/ http://clinicamaisvida.com/13-alimentos-que-controlam-o-colesterol-alto/#respond Sun, 04 Mar 2018 16:43:22 +0000 http://clinicamaisvida.com/?p=455 Continue lendo "13 Alimentos que controlam o colesterol alto"

]]>

Esta turma equilibra as taxas e mantém longe as doenças do coração

A dupla hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercícios físicos é capaz de manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em perfeito equilíbrio, afastando de perto o risco de infarto e derrame cerebral, além de outras doenças como o Mal de Alzheimer. Quem sofre com o problema sabe bem que a solução para este mal não está nas pílulas. Nem que você siga à risca os horários e as doses dos remédios, sem controlar a alimentação, as taxas de colesterol jamais entram nos eixos. Mas o contrário até pode acontecer: há quem aprenda a montar pratos saudáveis e, desta forma, passe longe da farmácia. A seguir, confira a lista de alimentos, para encampar uma batalha contra o colesterol alto e sair vencedor (sem, é claro, abrir mão de comer bem).

VOCÊ SABIA? Os exames de colesterol e triglicérides possuem flexibilidade de jejum. Clique AQUI para saber mais.

Peixes

Eles são excelente fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, do tipo insaturada, encontrada nos peixes de água fria, como salmão, atum e truta. “A gordura insaturada ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue; reduz o risco de formação de coágulos, além de tornar o sangue mais fluido; sendo, portanto, importante aliada na prevenção das doenças cardiovasculares”, explica nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

Aveia

Além das fibras insolúveis, a aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao nosso organismo. Ela retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). “A aveia diminui as concentrações de colesterol total, lipídios totais e triglicerídios de forma significativa e aumenta a fração do bom colesterol (HDL)”, explica nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

Oleaginosas

Nozes e castanhas apresentam grande quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias, além de diversos tipos de câncer. A arginina, também presente em quantidades interessantes nas oleaginosas, atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração.

Chocolate amargo

O leite e a manteiga de cacau acrescentam doses de gordura saturada na guloseima que provoca arrepios de desejo, principalmente nas mulheres. Mas o chocolate amargo pode fazer parte da sua dieta, porque é rico em flavonóides (substâncias que diminuem o LDL). Diariamente, inclua 30g do doce como sobremesa. Só não vale compensar: a porção de hoje não fica acumulada para amanhã, ou seu organismo não dá conta de aproveitar os benefícios.

Azeite

É fonte de ácido oléico, que regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas. Faz bem ao aparelho cardiocirculatório e para controlar o diabetes do Tipo 2, reduzindo a taxa glicêmica. É também uma grande fonte de antioxidantes, como a vitamina E.

Alcachofra

Suas fibras são resistentes à ação de enzimas e por isso apresentam muitas vantagens, entre as quais: diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos ; redução do risco de obesidade e diabetes, fatores de risco para a saúde do coração. Uma porção de 100 g possui apenas 50 calorias. “Como ela ajuda na quebra de gorduras e no controle do colesterol, é bastante recomendada para prevenir doenças cardíacas”, explica a nutricionista nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

Laranja

Ela não é boa só para gripes e resfriados. Um estudo realizado pela Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, e publicado na revista American Heart Association, concluiu que os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na fruta, diminuem os níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo, pois limitam a absorção do colesterol no intestino.

Vinho

A ingestão moderada da bebida (uma a duas doses por dia) promove elevação de aproximadamente 12% nos níveis de HDL, colesterol bom, semelhante à encontrada com a prática de exercícios. “A maioria dos efeitos protetores do vinho tinto são atribuídos aos flavanoides, que possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-coagulante plaquetária”, diz Ana Maria.

Linhaça

A semente é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom). Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal.

Canela

Pesquisadores da Kansas State University, nos Estados Unidos, constataram que consumir meia colher de sopa por dia desta especiaria tem papel importante no combate ao colesterol ruim (LDL). Os pesquisadores acreditam que tal redução é resultado da ação dos antioxidantes presentes na canela.

Soja

Além de ajudar a controlar problemas hormonais para as mulheres que estão na menopausa, a soja é uma excelente opção para quem quer proteger o coração: “ela ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e fortalece o organismo de infecções”, explica nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

Açaí

Apesar do alto teor de gordura do açaí, trata-se em grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%). Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares, como o infarto. Cada 100g do fruto tem 262 calorias. “O açaí tem gorduras que fazem bem para a saúde e por isso deve ser incluído no cardápio, porém, o ideal é consumi-lo sem adição de complementos muito calóricos, isso ajuda a manter a dieta”, sugere Robert Stella. Gorduras: 52%, Fibras: 25%, Proteínas: 10%.

Chá

Principalmente o chá verde, pois os flavonoides, encontrados nesse tipo de chá, funcionam como antioxidantes e ajudam a prevenir a inflamação dos tecidos. Estas substâncias também podem proteger contra a formação de coágulos, que são as principais causas de ataques do coração.

]]>
http://clinicamaisvida.com/13-alimentos-que-controlam-o-colesterol-alto/feed/ 0 455
PREVENÇÃO DA DENGUE: 10 DICAS PARA SE CUIDAR! http://clinicamaisvida.com/prevencao-da-dengue-10-dicas-para-se-cuidar/ http://clinicamaisvida.com/prevencao-da-dengue-10-dicas-para-se-cuidar/#respond Sun, 04 Mar 2018 14:52:35 +0000 http://clinicamaisvida.com/?p=442 Continue lendo "PREVENÇÃO DA DENGUE: 10 DICAS PARA SE CUIDAR!"

]]>
Vacina e evitar o acúmulo de água estão entre principais medidas

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue. Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte.

Já é sabido que para prevenir a dengue é necessário evitar o acúmulo de água, uma vez que o mosquito deposita seus ovos em recipientes ou locais cheios do líquido. No entanto, existem diversas dicas que podem turbinar a prevenção da dengue. Veja:

Tome a vacina

A vacina contra dengue foi criada para prevenir a manifestação do vírus. Atualmente apenas uma vacina foi licenciada no Brasil, a desenvolvida pela empresa francesa Sanofi Pasteur. Ela é feita com vírus atenuados e é tetravalente, ou seja, protege contra os quatro sorotipos de dengue existentes. Ela possui a estrutura do vírus vacinal da febre amarela, o que lhe dá mais estabilidade e segurança.

Vacinas com o vírus atenuado são aquelas que diminuem a periculosidade do vírus, garantindo que ele não cause doenças, mas sejam capazes de gerar resposta imunológica, fazendo com que o organismo da pessoa reconheça o vírus e saiba como atacá-lo quando a pessoa for exposta a sua versão convencional.

A eficácia na população acima de 9 anos é de, aproximadamente, 66% contra os quatro sorotipos de vírus da dengue. Isso significa que em um grupo de cem pessoas, 66 evitariam contrair a doença. Além disso, reduz os casos graves – aqueles que levam ao óbito, como a dengue hemorrágica – em 93% e os índices de hospitalizações em 80%.

Além dela, o Instituto Butantan está testando uma nova vacina feita no Brasil. O antíduto também é feito com vírus atenuados e está na terceira fase de testes, em que mais de 17 mil voluntários serão observados: dois terços deles receberão a vacina verdadeira e um terço receberá um placebo. Antes ela passou por testes clínicos nos Estados Unidos em 600 pessoas e depois em São Paulo por mais 300. O plano de fazer os testes agora em todo Brasil é garantir que as pessoas estudadas tenham contato com todos os sorotipos da doença.

Evite o acúmulo de água

O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.

Coloque tela nas janelas

Colocar telas em portas e janelas ajuda a proteger sua família contra o mosquito da dengue. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.

Coloque areia nos vasos de plantas

O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.

Seja consciente com seu lixo

Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.

Coloque desinfetante nos ralos

Ralos pequenos de cozinhas e banheiros raramente tornam-se foco de dengue devido ao constante uso de produtos químicos, como xampu, sabão e água sanitária. Entretanto, alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado com uma tela ou que seja higienizado com desinfetante regularmente.

Limpe as calhas

Grandes reservatórios, como caixas d’água, são os criadouros mais produtivos de dengue, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.

Piscinas e aquários

Piscinas pode se tornar foco de dengue – por isso, a atenção deve ser redobrada com a limpeza em épocas de surto. Já no caso dos aquários, peixes são grandes predadores de formas aquáticas de mosquitos.

Uso de inseticidas e larvicidas

Tanto os larvicidas quanto os inseticidas distribuídos aos estados e municípios pela Secretaria de Vigilância em Saúde têm eficácia comprovada, sendo preconizados por um grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde.

Os larvicidas servem para matar as larvas do mosquito da dengue. São aqueles produtos em pó, ou granulado, que o agente de combate a dengue coloca nos ralos, caixas d’água, enfim, nos lugares onde há água parada que não pode ser eliminada.

Já os inseticidas são líquidos espalhados pelas máquinas de nebulização, que matam os insetos adultos enquanto estão voando, pela manhã e à tarde, porque o mosquito tem hábitos diurnos. O fumacê, como é chamado, não é aplicado indiscriminadamente, sendo utilizado somente quando existe a transmissão da dengue em surtos ou epidemias. Desse modo, a nebulização pode ser considerada um recurso extremo, porque é utilizada em um momento de alta transmissão, quando as ações preventivas de combate à dengue falharam ou não foram adotadas.

Algumas vezes, os mosquitos e larvas da dengue desenvolvem resistência aos produtos. Sempre que isso é detectado, o produto é imediatamente substituído por outro.

Uso de repelente

O uso de repelentes, principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos, é um método importante para se proteger contra a dengue. Recomenda-se, porém, o uso de produtos industrializados. Os repelentes caseiros, como andiroba, cravo-da-índia, citronela e óleo de soja não possuem grau de repelência forte o suficiente para manter o mosquito longe por muito tempo. Além disso, a duração e a eficácia do produto são temporárias, sendo necessária diversas reaplicações ao longo do dia, o que muitas pessoas não costumam fazer.

]]>
http://clinicamaisvida.com/prevencao-da-dengue-10-dicas-para-se-cuidar/feed/ 0 442
Eletroencefalograma http://clinicamaisvida.com/eletroencefalograma/ http://clinicamaisvida.com/eletroencefalograma/#respond Wed, 31 Jan 2018 13:10:11 +0000 http://clinicamaisvida.com/?p=400 http://clinicamaisvida.com/eletroencefalograma/feed/ 0 400 Eletrocardiograma http://clinicamaisvida.com/eletrocardiograma/ http://clinicamaisvida.com/eletrocardiograma/#respond Wed, 31 Jan 2018 13:09:44 +0000 http://clinicamaisvida.com/?p=398 http://clinicamaisvida.com/eletrocardiograma/feed/ 0 398 Endoscopia Digestiva http://clinicamaisvida.com/endoscopia-digestiva/ http://clinicamaisvida.com/endoscopia-digestiva/#respond Wed, 31 Jan 2018 11:31:59 +0000 http://clinicamaisvida.com/?p=392 http://clinicamaisvida.com/endoscopia-digestiva/feed/ 0 392 Câncer de estômago: sintomas, tratamentos e causas http://clinicamaisvida.com/cancer-de-estomago-sintomas-tratamentos-e-causas/ http://clinicamaisvida.com/cancer-de-estomago-sintomas-tratamentos-e-causas/#respond Wed, 27 Sep 2017 19:46:01 +0000 http://clinicamaisvida.com/?p=253 Continue lendo "Câncer de estômago: sintomas, tratamentos e causas"

]]>
Visão Geral

O que é Câncer de estômago?

Sinônimos: câncer gástrico, câncer estomacal

Também conhecido como câncer gástrico, os tumores do estômago aparecem em terceiro lugar na incidência entre homens e em quinto entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) são diagnosticados mais de 20 mil novos casos de câncer gástrico por ano.

A infecção pela bactéria H. pilory, o consumo de alimentos em conserva ou conservados em sal e a má conservação de alimentos têm sido apontados por muitos especialistas como uma das causas mais prováveis de câncer de estômago. Mas como o número de equipamentos de refrigeração, usados principalmente para a conservação de alimentos, tem aumentado em todo o mundo, as taxas deste tipo câncer caíram consideravelmente, principalmente em países desenvolvidos, como os Estados Unidos e a Inglaterra. O Japão, apesar de ser a terceira maior economia do mundo, é o que registra o maior número de casos da doença em todo o planeta. São aproximadamente 780 casos para cada 100 mil habitantes. A maior taxa de mortalidade em decorrência deste tipo de câncer, no entanto, está na América Latina, principalmente em países como Costa Rica, Chile e Colômbia.


Tipos

O câncer de estômago se apresenta, geralmente, em três tipos distintos: adenocarcinoma (correspondente a 95% dos casos), linfoma (3% dos casos) e leiomiossarcoma (2%).

Adenocarcinomas são um tipo maligno de tumor que acometem células secretoras e que podem acontecer em qualquer parte do corpo. Já os linfomas são um tipo específico de tumor que afeta células do sistema linfático. Um leiomiossarcoma, por sua vez, é um tipo de tumor que afeta os tecidos que dão origem aos ossos e músculos do corpo.


Causas

Não se sabe ao certo o que causa o câncer de estômago, mas sabe-se que há uma forte correlação entre a infecção pelo H. pilory, uma dieta rica em sal e em alimentos defumados e em conserva e o desenvolvimento de câncer gástrico.

Em geral, o câncer de estômago começa quando ocorre um erro no DNA da célula. Essa mutação faz com que a célula cresça e se multiplique rapidamente. As células cancerosas acumuladas formam aquilo que chamamos de tumor, podendo invadir outras partes do corpo também, podendo se espalhar por todo o organismo.


Fatores de risco

Os médicos apontam alguns fatores como de risco para o desenvolvimento de um câncer no estômago. Veja:

    • Alimentarse por uma dieta rica em alimentos salgados, defumados e em conserva
    • Ter uma dieta pobre em frutas e legumes
    • Comer alimentos contaminados
    • Ter histórico familiar de câncer de estômago
    • Ter uma infecção por Helicobacter pylori
    • Sofrer de uma inflamação do estômago a longo prazo
    • Ter anemia perniciosa
    • Ser fumante
    • Apresentar pólipos do estômago

Sintomas

Sintomas de Câncer de estômago

Não há sintomas específicos do câncer de estômago. Alguns sinais da doença podem, na verdade, ser confundidos com outras doenças gástricas, a exemplo da gastriteúlcera e outros problemas. Os principais sintomas são:

Vômito com sangue ocorre em cerca de 10 a 15% dos casos de câncer de estômago. Também podem surgir sangue nas fezes, fezes escurecidas, pastosas e com odor muito forte (indicativo de sangue digerido).

Quando o exame físico está sendo realizado, o paciente com câncer pode sentir dor no momento em que o estômago é palpado.


Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Se você tem sinais e sintomas que possam estar relacionados ao câncer de estômago, marque uma consulta com um médico, que investigará as causas mais comuns destes sinais e sintomas e poderá orientá-lo adequadamente.


Na consulta médica

Quando for consultar um médico, certifique-se de falar tudo o que ele precisar saber sobre seus sintomas. Isso o ajudará – e muito – a fazer o diagnóstico. Descreva seus sintomas em detalhes e tire todas as suas dúvidas. Esteja preparado, também, para responder às perguntas que o especialista poderá lhe fazer, como essas:

  • Quando seus sintomas começaram?
  • Seus sintomas são ocasionais ou frequentes?
  • Qual a intensidade de seus sintomas?
  • Há alguma medida que melhore ou piores seus sintomas?

Diagnóstico de Câncer de estômago

Para realizar o diagnóstico, o médico pedirá alguns exames específicos, como:

  • Endoscopia
  • Exames de imagem, especialmente raios-X e tomografia computadorizada

Outros testes podem ser feitos para determinar a extensão do tumor, como a biópsia, que é o exame feito para confirmar se o tecido afetado é mesmo canceroso. Além disso, é feita uma análise histológica do tumor, que pode se enquadra em um desses quatro estágios:

  • Estádio I. Neste estágio, o tumor é limitado à camada de tecido que reveste o interior do estômago. As células cancerosas também podem se espalhar para gânglios linfáticos próximos.
  • Estádio II. O câncer cresceu, crescendo para dentro da camada muscular da parede do estômago. Ele também pode se espalhar para mais dos gânglios linfáticos.
  • Estádio III. Aqui, o câncer pode ter crescido por meio de todas as camadas do estômago. Ou pode ser um câncer menor que se espalhou de forma mais ampla para os gânglios linfáticos.
  • Estádio IV. O câncer se espalhou para áreas mais distantes do corpo.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Câncer de estômago

As opções de tratamento disponíveis para o câncer de estômago dependem do estágio da doença. A cirurgia é, geralmente, o meio mais utilizado para curar o paciente. Se você estiver com diagnóstico positivo para câncer de estômago, converse com seu médico sobre a melhor opção de procedimento cirúrgico.

Sessões de quimioterapia e radioterapia também podem ajudar. Elas podem ser feitas também após ou antes da cirurgia, aumentando as possibilidades de cura do paciente.

O médico também poderá descrever alguns medicamentos que agem sobre algumas células tumorais específicas.


Expectativas

O resultado do tratamento varia. A profundidade na qual o tumor invade a parede do estômago e as ocasiões em que os nódulos linfáticos estão envolvidos quando o paciente é diagnosticado influenciam nas chances de cura.

Quando o tumor foi disseminado para fora do estômago e já está espalhado pelo corpo, a cura é menos provável e o tratamento é direcionado à melhoria dos sintomas.


PREVENÇÃO

Prevenção

Como ainda não está claro o que causa o câncer do estômago, ainda não se sabe uma única maneira de prevenir. Mas você pode tomar medidas para reduzir o risco da doença fazendo pequenas mudanças em sua vida cotidiana. Você deve:

  • Comer mais frutas e legumes
  • Reduzir a quantidade de alimentos salgados e defumados em sua dieta
  • Parar de fumar

Pergunte ao seu médico sobre o seu risco de câncer de estômago para que, juntos, vocês possam buscar opções de prevenção e tratamentos eficazes.


Fontes:

  • Instituto Nacional de Câncer (INCA)
REVISADO POR

Dr. Felipe José Fernàndez Coimbra 
ONCOLOGIA – CRM 93020/SP

]]>
http://clinicamaisvida.com/cancer-de-estomago-sintomas-tratamentos-e-causas/feed/ 0 253
8 exercícios recomendados para tratar as varizes http://clinicamaisvida.com/8-exercicios-recomendados-para-tratar-as-varizes/ http://clinicamaisvida.com/8-exercicios-recomendados-para-tratar-as-varizes/#respond Tue, 26 Sep 2017 16:34:57 +0000 http://clinicamaisvida.com/?p=247 As varizes são dilatações das veias que dificultam a circulação do sangue por elas. É muito comum que as mulheres que trabalham o dia todo em escritórios sofram deste mal.

No entanto, os homens também podem ter este problema.

Conhecidas como a condição circulatória mais comum após a hipertensão, as varizes surgem principalmente por passar muito tempo em pé ou sentado.

Por este motivo é tão comum em mulheres que passam o dia usando sapatos de salto alto ou com as pernas cruzadas.

Indo além da parte estética, se as varizes não forem tratadas podem chegar a causar problemas de saúde graves, como trombose ou úlceras.

Se você tem varizes e quer se desfazer delas, hoje compartilharemos os 8 exercícios mais recomendáveis para combatê-las em sua própria casa.

Exercícios para tratar as varizes
O exercício é uma das vias mais eficazes para evitar o surgimento ou atenuar as varizes.

Fazer atividade física ajuda a fortalecer os músculos das pernas e favorece o retorno venoso. São rotinas fáceis e simples que podem ser realizadas em casa sem a necessidade de máquinas ou aparelhos.

Se as suas varizes são muito pronunciadas e em grande quantidade, é recomendável consultar seu médico e explicar o que está acontecendo.

Ele irá avaliar seus sintomas e receitará algum tipo de medicamento e uma rotina de exercícios adaptadas às suas necessidades.

Muitas vezes as pessoas tendem a sofrer de câimbras ou espasmos, associados às varizes e ao problema circulatório que elas trazem consigo.

Estes exercícios para tratar as varizes ajudarão a aliviar as dores e a ter pernas mais tonificadas e bonitas.

1. Pedaladas


Este é um exercício bastante utilizado para o tratamento das varizes.

Consiste em fazer uma simulação de que se está pedalando em uma bicicleta no ar.
Você pode fazê-lo em sua cama ou em uma esteira de ioga.
Pedale umas 30 vezes e repita o quanto quiser, com um descanso entre cada sessão.

2. Bicicleta

Relacionado com o ponto anterior, encontramos a bicicleta. Um exercício excelente para todo o corpo, mas especialmente para as pernas.

Saia todos os dias para o parque ou para fazer as compras de bicicleta. Você estará fazendo exercícios sem saber.
Você também pode levar a sua família e passar uma hora pedalando.
Se você não gosta de ir ao parque e prefere ficar em casa, pode optar pelas bicicletas ergométricas que farão a mesma função realizada por uma comum.

3. Separação de pernas

Você pode fazer este exercício sentada em uma cadeira, em uma almofada ou diretamente na cama.

Levante e abra as pernas e separe-as de cima até embaixo, juntando a ponta dos pés.
Faça 20 repetições deste exercício.
A princípio poderá ser difícil, porque requer um pouco de força, mas com o tempo você irá fortalecendo as pernas e não será mais tão complicado.

4. Giros
Deite-se em uma esteira de ioga, uma almofada ou sua cama e levante uma perna.
Com a perna que está esticada, faça movimentos no sentido dos ponteiros do relógio.
Faça 20 giros e repita com a outra perna, mas no sentido contrário.

5. Flexões calcanhar-ponta
É recomendável fazer esta atividade sentada.
Apoie os calcanhares no chão e levante a ponta dos pés.
Em seguida abaixe a ponta dos pés e suba os calcanhares.
Repita 20 ou 30 vezes.

Este exercício é excelente para a circulação, portanto, se você sofre de câimbras, pode fazê-lo todas as noites antes de ir dormir ou pela manhã depois de se levantar.

6. Flexões dos dedos dos pés

Deite-se na sua cama ou no chão sobre uma almofada e estique as pernas.
Em seguida flexione os dedos dos pés para a frente e para trás e repita umas 20 vezes em cada perna.
Este exercício é excelente para melhorar o retorno venoso, além de ajudar a tonificar os músculos das panturrilhas.

7. Pés juntos

Você pode fazer sentada ou deitada, como preferir.
Una e separe repetidamente a ponta dos pés e repita o exercício 20 vezes.

8. Ponta dos pés

Andar na ponta dos pés é excelente para alongar os músculos e evitar os espasmosgraças à pressão que se exerce.

Você pode permanecer em um mesmo lugar ou caminhar na ponta dos pés.
Repita isso quanto quiser e descanse entre cada sessão.

Imagem principal cortesia de © wikiHow.com
Fonte: Melhor saúde

]]>
http://clinicamaisvida.com/8-exercicios-recomendados-para-tratar-as-varizes/feed/ 0 247